Câmara de Coronel Fabriciano realiza reunião ordinária e conta com presença da PM para falar sobre segurança pública e aprova diretrizes orçamentárias em sessão extraordinária

por Naiara Frazão publicado 27/05/2025 22h01, última modificação 27/05/2025 22h01

A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano realizou, nesta semana, a 8ª Reunião Ordinária de 2025,  e conta com a  presença do Tenente-Coronel Fabrício Pereira Silva, que apresentou dados atualizados sobre a segurança pública no município. Após a reunião ordinária, foi realizada também a 3ª Reunião Extraordinária do ano, que resultou na aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei que trata das diretrizes para a elaboração do orçamento municipal de 2026.

 A sessão ordinária foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Luciano Lugão, com a chamada de parlamentares e leitura de um texto de reflexão filosófica feita pelo vereador Valdir. Na sequência, o Tenente-Coronel Fabrício ocupou a Tribuna Popular para apresentar dados sobre a atuação da Polícia Militar em Coronel Fabriciano.

 Segundo o oficial, a cidade é atendida por quatro setores operacionais, alcançando uma população estimada em 108.551 pessoas. Entre os serviços ativos estão: COPOM-190 (centralizado em Ipatinga), Radiopatrulha, Patrulha Rural, Motopatrulha, Patrulha de Operações, Patrulha de Trânsito, Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, Patrulha Escolar, PROERD, Tático Móvel, GEPMOR e Patrulha de Prevenção ao Homicídio.

 Foram apresentados dados da série histórica relacionados a mortes violentas, roubos, furtos e violência doméstica. Esta última, que teve alta em 2021, apresentou queda nos anos seguintes, atribuída à conscientização e à coragem das vítimas em denunciar. O Tenente-Coronel também falou sobre a importância do cordão de segurança e apresentou indicadores da percepção da população sobre a segurança nos últimos 12 meses.

 Durante o debate, o vereador Tiago Lucas questionou sobre a atuação da PM em casos de maus-tratos a animais, e foi informado de que a corporação está preparada para esses atendimentos. Os vereadores Chico Simões, Cristiano do Cais, Reinaldo, Valdir e Zezinho elogiaram o trabalho da Polícia Militar e parabenizaram o Tenente-Coronel Fabrício. O presidente Luciano Lugão também agradeceu a atuação do batalhão e destacou a importância da desburocratização no atendimento ao cidadão.

 Na pauta legislativa, diversos projetos foram lidos durante a reunião ordinária, Foram apresentados:

            •          Substitutivo ao Substitutivo ao Projeto de Lei nº 3.460/2025, que institui o Serviço Municipal de Verificação de Óbitos.

Autores: Beto Cavaleiro e Chico Simões.

            •          Projeto de Lei nº 3.477/2025, que trata da manutenção de Centros de Integração do Transporte Público e do sistema de integração tarifária.

Autor: Chico Simões.

            •          Projeto de Lei nº 3.478/2025, sobre manutenção urbana em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Autor: Chico Simões.

            •          Projetos de Resolução nºs 1.524, 1.525, que concedem honrarias a personalidades e instituições do município.

Autores: Reginaldo Messias e Marcelo Motorista.

 

Reunião extraordinária aprova diretrizes orçamentárias em primeiro turno

 Logo após o encerramento da 8ª Reunião Ordinária, foi realizada a 3ª Reunião Extraordinária de 2025. Com ausência justificada dos vereadores Paulinho e Adriano, a sessão foi aberta pelo presidente Luciano Lugão, que convidou o vereador Marcelo Motorista para leitura do trecho filosófico.

 Durante a reunião, foi lido o Projeto de Lei nº 3.474/2025, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2026. O projeto foi aberto para discussão e logo  após seguiu para primeira votação em plenário, no painel eletrônico e aprovado em primeiro turno por unanimidade entre os presentes.

 Nada mais havendo a tratar, o presidente declarou encerrados os trabalhos da sessão extraordinária.