Câmara aprova projeto que fixa piso salarial dos profissionais da enfermagem

por Naiara Frazão publicado 21/09/2023 15h55, última modificação 21/09/2023 16h30
Parlamentares se empenharam para que matéria fosse votada em reunião extraordinária
Câmara aprova projeto que fixa piso salarial dos profissionais da enfermagem

Camara Municipal de Coronel Fabriciano

Os vereadores da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovaram, em reunião extraordinária desta quarta-feira (20/09), por unanimidade, o projeto de lei 3373/2023, que fixa o piso salarial dos servidores públicos municipais ocupantes dos cargos de Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.

A matéria é de autoria do Executivo, que entregou o Projeto à Câmara na última sexta-feira, 15 de setembro. A proposta reajusta os salários do enfermeiro para R$ 4.750, do técnico em enfermagem para R$ 3.325 e do auxiliar de enfermagem para R$ 2.375. O projeto ainda é retroativo a 12 de maio deste ano, data em que o novo piso foi sancionado pelo Governo Federal.

A proposição também autoriza a Prefeitura, se necessário, utilizar recursos próprios para cumprimento do piso, até que a União envie para o município a assistência financeira complementar para efetuar o reajuste.

O presidente da Casa, Luciano Lugão da Silva (União), se emocionou ao lembrar que a luta da classe é antiga. “É desnecessário relembrar o que toda a classe sofreu durante um momento de imensa dor para o mundo todo. Tivemos profissionais da enfermagem que perderam a vida por se dedicar a salvar outras vidas durante a pandemia, trabalhando por horas e horas sem descanso. Mas não só na pandemia precisamos dar atenção a essa classe tão lutadora, cada um deles se faz presente nos momentos de maior fragilidade de cada ser humano, os momentos de dor. Reconhecendo a importância desses profissionais e seu papel fundamental, a Casa Legislativa esteve empenhada para que o projeto fosse votado nesta em reunião extraordinária. É importante correr contra o tempo por eles”, destacou o presidente.

Todos os parlamentares se posicionaram de forma positiva em relação a votação da proposta. Eles foram unanimes em destacar o empenho e a importância dos profissionais e ressaltaram que a aprovação do projeto é uma forma de reconhecimento à classe.