A hora do adeus. Fabriciano se despede de Maria Flor de Liz

por Naiara Frazão publicado 23/06/2022 15h14, última modificação 23/06/2022 15h14
A hora do adeus. Fabriciano se despede de Maria Flor de Liz

Flor de Liz foi vereadora por quatro mandatos

Coronel Fabriciano se despede da ex-vereadora, professora e diretora, Maria Flor de Liz Messina, que faleceu na madrugada de hoje (23/6) no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Flor de Liz chegou à região no final da década de 50, aos 20 anos de idade. Casou-se com Jair Alberto Messina, com quem mudou para a rua Amazonas (antiga rua 6) no bairro Amaro Lanari, onde criou seus três filhos, Pedro Messina Neto, Lizalberto Messina e Jaimar Cléber Messina.

O pioneiro Jair Messina, esposo de Flor de Liz, é natural de Antônio Dias e faleceu em 1983.

Educação

Maria Flor de Liz foi diretora da Escola Estadual Manoel Ezídio. Em 1965 foi convidada pela Usiminas para dirigir a Escola Estadual Isa Angélica (Amaro Lanari). Em 1975, foi transferida para a Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco e depois nomeada na Escola Raulino Cotta Pacheco, onde se aposentou após 26 anos de trabalho na educação.

Política

Na política, Flor de Liz se destacou inicialmente pelos trabalhos comunitários e pelas ações de solidariedade ao ajudar muitas famílias em sua comunidade. Tornou-se vereadora na campanha de 1976, eleita pela ARENA, legislou no partido de 1977 a 1982. No período de 1983 a 1988 foi eleita pelo PDS e finalmente pelo PFL entre os anos de 1989 a 1992.

Ela contava aos colegas de Câmara que a política esteve sempre presente em sua família, e se recordava do pai Antônio Coura, eleito prefeito em Joanésia, nos anos 60.

O sepultamento de Maria Flor de Liz Messina será amanhã (24/6) às 9h. As exéquias ocorrerão a partir de 17h de hoje na sede social do Clube Olímpico no bairro Amaro Lanari.

Imagem: euamoipatinga