Programa Castramóvel aprovado na Câmara.

por Naiara Frazão publicado 29/06/2021 17h50, última modificação 29/06/2021 17h54
Unidade móvel dará prioridade aos animais abandonados e aos proprietários de cães e gatos que não tenham condições para custear a castração

A Câmara aprovou durante Sessão Ordinária na tarde de hoje (29), Projeto de Lei 3.178, de autoria do vereador Beto Cavaleiro (PSD), que institui o Programa Castramóvel, veículo adaptado para prestação de serviços de castração de cães e gatos em Coronel Fabriciano. Segundo o parlamentar, a Unidade Móvel contará “com condições mínimas de instalações e equipamentos indispensáveis para o serviço médico veterinário”. O objetivo é dar prioridade para os animais abandonados e que vivem nas ruas e, posteriormente, o atendimento à população de baixa renda interessada na castração de seus animais, mediante agendamento prévio.

O Programa e calendário do serviço prestado deverão ser divulgados pelo Executivo, com autorização na Lei para a implantação de parcerias entre Poder Público Municipal e entidades não governamentais ou pessoas jurídicas ligadas à proteção de animais. A expectativa é de que o Executivo sancione a Lei no prazo de 90 dias.

Abandono

A população de animais abandonados tem crescido consideravelmente em Coronel Fabriciano, daí a necessidade de uma política pública a fim de conter esse índice. Os animais que estão nas ruas ficam sujeitos a todo o tipo de intempérie, atropelamentos, maus tratos e doenças. Vereadores entenderam que a questão animal deve ser tratada com responsabilidade e como saúde pública. O Castramóvel não requer grandes investimentos para a sua implantação e poderá circular por toda a cidade, realizando atendimentos nos bairros de diversas regiões.

Crédito: Royal Pets